quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Avó Sarilho: Birras de Estrela (Sophy Henn)

A Avó Sarilho pode ser uma personalidade bizarra - afinal, o nome diz tudo, - mas sempre teve o condão de resolver crises e acalmar comportamentos incorrectos com os seus planos mirabolantes. Mas eis que o seu ponto fraco começa a ser revelado! Com um passado no mundo do espectáculo, a Avó Sarilho sempre teve um fascínio especial pelas luzes da ribalta. E, quando a Junta de Freguesia decide organizar um espectáculo de Natal onde todos podem participar, a fama - ou, bem, as luzes - começam a subir-lhe à cabeça. Só há uma forma de salvar o espectáculo: desta vez, vai ter de ser a Jeanie a sair-se com um plano mirabolante.
Parte do que torna estes livros tão divertidos é a facilidade com que nos transporta para a nostalgia da infância. Neste caso, temos a peça de Natal da escola, um espectáculo de variedades e o entusiasmo irresistível com a neve. Sabemos como é, certo? E esta leve e divertida leitura consegue, além de nos contar uma história cativante, recordar esses tempos mais simples, o que basta para tornar a aventura mais próxima e mais envolvente.
Mas passemos à história. O mais surpreendente nesta nova aventura da Avó Sarilho é como acrescenta ao habitual percurso cheio de peripécias e situações caricatas uma curiosa inversão de papéis. Desta vez, em vez de lidar com as birras e problemas dos outros, é a Avó Sarilho que se deixa ofuscar pelas suas ambições. E, assim, continuando bem vivas as características dos volumes anteriores, este novo livro acrescenta uma nova perspectiva: a de os adultos às vezes também exageram. Mesmo aqueles que geralmente se portam bem.
E, claro, é um livro pensado para os mais novos, ainda que perfeitamente capaz de cativar leitores de todas as idades. Não surpreendem, por isso, algumas das suas características: a leveza, a simplicidade com que certos aspectos se resolvem e a facilidade com que certas estranhezas se tornam naturais (como os curiosos trajes da Avó Sarilho, por exemplo). Podia ser uma história mais longa? Podia, até porque as relações vão evoluindo pouco a pouco. Mas a verdade é que não lhe falta nada de essencial.
Simples, divertida e cheia de cor (e lantejoulas): assim é esta nova aventura da Avó Sarilho. Uma leitura leve e inocente quanto baste, mas capaz de nos transportar para tempos mais simples, arrancando pelo caminho umas boas gargalhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário