quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Alex Cross (James Patterson)

Doze anos antes, quando a esposa foi assassinada, Alex Cross era uma figura essencial na polícia de Washington DC. O passar do tempo, contudo, e a necessidade de se dedicar aos filhos, ao mesmo tempo que lidava com a sua própria perda, levaram-no a algumas mudanças. Agora, Alex acaba de deixar o seu papel nas forças de segurança e volta a trabalhar como psicólogo. Ao mesmo tempo, espera dedicar-se mais aos filhos e, quem sabe, seguir, finalmente, em frente e encontrar outra pessoa. Mas há alturas em que o passado regressa e, quando o se antigo parceiro lhe pede ajuda para investigar o caso de um violador em série, Alex sente a necessidade de ajudar. O que não sabe é que o criminoso é alguém que já encontrou... e que talvez esteja relacionado com a morte de Maria.
Capítulos curtos, muita acção e um estilo de escrita directo e centrado nos acontecimentos. São estes os principais elementos a fazer deste livro uma leitura compulsiva. Há sempre algo a acontecer, ao longo da história, e muitas revelações, que, por sua vez, levantam novas perguntas, o que cria uma necessidade de continuar a ler, para descobrir as respostas. Não há momentos parados, o que, aliado à exposição directa de cada situação, sem grandes divagações e apresentando o contexto na medida em que ele é necessário, faz com que o enredo se torne mais intenso, com os momentos de maior tensão a ganharem impacto pelas soluções - e novos problemas - que impõem ao mistério.
Esta intensidade de acção torna-se ainda mais cativante pelo carisma das personagens que a protagonizam. Ao percorrer uma parte do passado de Alex, realçando o impacto da perda de Maria na sua vida, o autor abre, desde logo, alguma empatia para com o protagonista, e essa proximidade vai sendo reforçada pelas muitas boas características - e até pela relativa vulnerabilidade de alguns momentos - que se revelam com o evoluir do enredo. Por outro lado, ao alternar o ponto de vista de Alex, narrado na primeira pessoa, com a história do próprio criminoso, o autor faz com que o antagonista de Alex seja mais que um simples vilão que é necessário deter. Também Sullivan tem a sua própria história e os fantasmas que o tornaram no que é. E o facto é que isso não atenua o impacto do seu papel de vilão, conferindo-lhe antes uma maior complexidade. 
Ficam algumas questões em aberto, o que é natural, sendo este livro parte de uma série. Algumas terão, talvez, sido respondidas em livros anteriores, enquanto que outras parecem abrir interessantes possibilidades para o livro seguinte. De qualquer das formas, estas perguntas sem resposta não dizem respeito apenas a acontecimentos referidos, mas à própria personalidade de Alex, que, como uma das personagens refere, "é um enigma", e que, por isso, tem ainda muito potencial por desvendar.
Intenso e viciante, com uma boa história e personagens carismáticas, este é, portanto, um livro de entretenimento puro, com um mistério cativante, muitas revelações interessantes e um toque de emoção que torna as personagens mais próximas. Fica, sem dúvida, a curiosidade em ler mais desta série. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário