sexta-feira, 5 de abril de 2013

80 Dias - A Cor do Desejo (Vina Jackson)

A viver os últimos dias de uma relação que não a satisfaz, Summer Zahova encontra na música o seu refúgio e a sua libertação. Por isso, quando o seu violino é destruído num incidente no metro, Summer fica sem saber o que fazer. Mas não por muito tempo. Um admirador, que, tendo-a visto tocar, ficou impressionado pela forma como Summer se transporta para outro mundo dentro da sua música, decide fazer-lhe uma proposta. Oferecer-lhe-á um violino... se ela aceder a tocar para ele, em privado. O convite é misterioso e, no fundo, ambos sabem que a proposta implica mais que um concerto em troca do violino. Mas Summer sente-se fascinada e as suas experiências recentes levaram-na a querer alargar os seus horizontes. Além disso, Dominik exerce sobre si uma atracção inexplicável...
Ainda que os protagonistas deste livro sejam, em muitos aspectos, o casal, e que a relação entre ambos seja o centro do enredo, esta não é propriamente uma história de amor, pelo menos não no sentido romântico. A ligação entre Summer e Dominik - e, em certa medida, também as relações que ambos mantêm, antes de se conhecerem - vivem mais de atracção física e sexualidade que propriamente de sentimento. Mesmo no que há de diferente na relação entre ambos, não há propriamente grandes desenvolvimentos a nível emocional. Assim, a história de 80 Dias - A Cor do Desejo vive essencialmente do erotismo e acaba por ser o percurso de Summer na sua descoberta da sexualidade o verdadeiro centro de todo o enredo.
Tendo isto em conta, há pontos fortes que sobressaem. O primeiro é o estilo de escrita, que, não sendo particularmente elaborado, tem a fluidez e a naturalidade necessárias para tornar a leitura cativante. A isto, acresce o inesperado de alguns momentos, principalmente na fase inicial, em que a música tem um papel importante nos jogos entre os protagonistas, bem como uma certa aura de mistério em torno de Dominik. Além disso, há alguns traços interessantes na caracterização de outras personagens, sendo de destacar a capacidade de manipulação de algumas figuras aparentemente secundárias. 
Ainda tendo em conta a caracterização das personagens, fica a sensação de que mais haveria a dizer, principalmente pelo facto de as suas histórias passadas também se resumirem, em grande medida, às experiências sexuais. Tendo em conta certos aspectos (discretamente referidos) da vida de Dominik e Summer, fica a impressão de que mais haveria a dizer sobre os seus passados, para lá do sexo. Mas, sendo este o primeiro volume de uma série, fica também a esperança de que estes elementos sejam explorados nos livros seguintes. Até porque, quer da relação entre ambos, quer das suas escolhas individuais (e respectivas consequências) resultam bastantes questões e muitas possibilidades.
História de uma relação estranha, este é um livro que se centra essencialmente nas ligações entre dominador e submissa, mas que insinua, por vezes, a possibilidade de uma relação que se pode tornar mais forte. Uma leitura que desperta, por vezes, impressões contraditórias, principalmente devido ao facto de haver ainda muito a explorar nas personagens (para lá da sua vida sexual), mas que consegue ser, ainda assim, cativante e interessante. Fica a curiosidade em saber o que acontecerá a seguir.

1 comentário:

  1. Olá querida,
    Parabéns pelo seu blog é perfeito!
    Se não se importar dá uma olhadinha no meu blog: apenassougarota.blogspot.com e se gostar pode seguir. Se me seguir te sigo! Se me segui me manda o link do seu blog em um comentário em algum post meu, ok?
    Beijinhos obrigada!

    ResponderEliminar