quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Masha e o Urso - Brincadeiras no Bosque (O. Kuzovkov)

Desde que Masha o descobriu que o urso nunca mais teve sossego. Nem no Inverno. Irrequieta e infinitamente curiosa, Masha quer sempre brincar e descobrir coisas. E é precisamente isso que acontece nas duas histórias deste livro, em que o urso descobre o valor da amizade e Masha desvenda o mistério de umas pegadas invulgares. Tudo com a brincadeira sempre em mente e a traquinice como ponto principal.
Em tudo semelhante aos dois livros anteriores, também deste livro sobressaem duas características: uma história simples, directa e engraçada direccionada para um público jovem e um muito agradável equilíbrio entre o texto e as imagens. Mais uma vez, Masha e o urso são levados em aventuras engraçadas que, sem grandes acontecimentos ou surpresas de maior, conseguem, apesar disso, ser muito cativantes e agradáveis. E, mais uma vez também, as ilustrações complementam o texto na perfeição, dando forma a um livro visualmente apelativo e que facilmente cativará para a leitura.
Ao contrário dos anteriores Como Tudo Começou e Brinca Comigo!, este livro reúne duas histórias, histórias essas que são perfeitamente independentes entre si, tendo em comum apenas os protagonistas. Mas é curioso ver estas duas histórias juntas, porque, uma vez que uma se passa no Inverno e outra na Primavera, cria-se um contraste interessante entre as duas. Aqui, destaca-se mais uma vez o aspecto visual que, com os verdes da primeira história e os brancos da segunda, realça esse tal contraste entre as duas partes.
E, claro, é uma história para crianças, por isso a já esperada medida de inocência está sempre muito presente. Masha tem como preocupação essencial encontrar o seu companheiro de brincadeiras, enquanto que o urso, resignado a não ter sossego com a sua nova amiga por perto, acaba por alinhar em todo esse divertimento. E, assim, é tudo muito simples e muito terno, o que acaba por ser refrescante num mundo tão mais complexo e sombrio.
Trata-se, pois, de mais uma boa leitura para os mais novos. E, para os que já não são assim tão novos, de um bom regresso aos tempos da inocência, em que a mais simples das histórias era mais do que suficiente para ver a imagem de um mundo melhor. Gostei.

Título: Masha e o Urso - Brincadeiras no Bosque
Autor: O. Kuzovkov
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário