sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Odd e os Gigantes de Gelo (Neil Gaiman)

Odd é um rapaz estranho. Tem um sorriso capaz de irritar muita gente e, como se não bastasse, um acidente a cortar uma árvore fez com que tivesse de usar uma muleta para andar. A mãe, essa, casou com outro homem uns anos depois de o pai de Odd ter morrido, e esse homem, ele próprio pai de muitos filhos, não tem tempo para dar atenção ao enteado. Até que um dia, quando o Inverno devia dar lugar à Primavera... continua a ser Inverno. E o frio e as dificuldades fazem com que pequenos atritos se tornem grandes conflitos. É então que Odd decide fugir, sem sequer imaginar que tem um papel a desempenhar no possível regresso da Primavera. E tudo começa com uma águia, uma raposa e um urso...
História de coragem e aventura, vocacionada para um público jovem, mas igualmente cativante para leitores adultos, este é um livro que cativa principalmente pela simplicidade. É uma história bastante curta e em que tudo se resume aos acontecimentos iniciais, o que faz com que, do primeiro ao último capítulo, haja sempre algo a acontecer, sem paragens nem tempos mortos. Além disso, a história de Odd (criança numa aldeia víquingue) e da forma como se encontra com os deuses torna-se especialmente cativante por essa mesma simplicidade. É que, para quem está diante de Thor, Odin e Loki - ainda que numa forma... diferente - há em todas as interacções uma invulgar - mas deliciosa - informalidade. E assim, tudo acontece de forma muito simples e natural. O que não deixa de ser um pouco inesperado.
Quanto à história em si, não se pode dizer que tenha uma base particularmente surpreendente - é fácil adivinhar como tudo termina. Mas já não é tão fácil assim imaginar de que forma se chegará a esse final. É, pois, nas pequenas coisas que estão as surpresas. Na forma como Odd conversa com o Gigante de Gelo, no mistério por detrás da situação em que os deuses se encontram, nas pequenas peculiaridades com que algumas situações são resolvidas... Se a linha geral dos acontecimentos é fácil de prever, já os pequenos detalhes, os momentos divertidos, o toque de inesperado que tudo define, desde o que as personagens fazem àquilo que as caracterizam, esses conseguem sempre surpreender.
E, assim, basta uma história simples para cativar. Breve, de leitura agradável, com um enredo interessante e um ritmo leve e divertido, uma boa história e uma boa leitura. Para miúdos e graúdos.

Autor: Neil Gaiman
Origem: Aquisição pessoal

Para mais informações sobre o livro Odd e os Gigantes de Gelo, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário