À medida que as suas capacidades dedutivas se foram tornando famosas, o detective de Baker Street foi sendo procurado por mais gente e de maior importância, havendo alturas em que se viria a encontrar sobrecarregado de casos a resolver. É numa época assim, atribulada, que se situam os três contos deste livro. Talvez por isso sejam também dos seus casos mais invulgares.
A Ciclista Solitária narra o caso de uma mulher que se sente perseguida ao longo de um trajecto que deve fazer todas as semanas, e da intriga que a levou àquela posição. Intrigante e envolvente, este conto cativa também pelos pequenos e inesperados momentos de descontracção de Sherlock, breves detalhes que o tornam mais humano. Quanto ao caso em si, tem de mais interessante o facto de começar por parecer essencialmente bizarro, evoluindo depois para uma situação bem mais complicada e perigosa, que culmina num final intenso e surpreendente.
A Escola do Priorado conta como o herdeiro de um duque desaparece de uma escola de prestígio. Com um início caricato, trata-se também de uma história intrigante, ainda que alguns momentos mais descritivos imponham ao enredo um ritmo mais pausado. Cativante e bem construído, trata-se de mais um caso de difícil resolução, que se encerra também de forma surpreendente.
Por último, Pedro Negro narra a investigação da morte de um indivíduo de reputação execrável. Também bastante descritivo e de ritmo lento, trata-se, ainda assim, de um caso interessante, quer pela aparente complexidade da sua resolução, quer pela conclusão criativa e pela forma como o assassinado se distancia do normal perfil de vítima.
Peculiares e complexos, com várias situações inesperadas e resoluções surpreendentes, estes três contos apresentam alguns dos mais interessantes casos da história de Sherlock Holmes. Pelo inesperado das situações narradas, mas também pela envolvência da escrita e pelo que acrescentam à caracterização dos seus protagonistas, a impressão que fica deste pequeno livro é, portanto, a melhor. Recomendo.
Sem comentários:
Enviar um comentário