sábado, 12 de junho de 2010

O Labirinto de Ossos (Rick Riordan)

Os Cahill são uma família que, desde tempos remotos, desempenhou um papel fundamental na história da humanidade. Mas agora, que Grace Cahill está morta, os seus descendentes devem embarcar num desafio perigoso que os levará a percorrer o mundo, a arriscar as suas vidas e a alterar o rumo da civilização.
Este é o primeiro livro da série As 39 Pistas, onde o leitor é convidado a acompanhar as aventuras de Dan e Amy Cahill na resposta aos desafios da avó. E, ainda que seja uma obra destinada fundamentalmente ao público jovem, este primeiro volume tem muito para agradar. Começando por uma escrita leve e descontraída, mas não demasiado básica, e por um enredo onde a acção é uma constante e os mistérios se sucedem a um ritmo compulsivo, este é um livro que, a partir do momento em que se começa a leitura, é difícil de largar.
Ainda que não haja um grande desenvolvimento das personagens, sendo mais importante o rumo da acção, é muito interessante a forma como é explorada e desenvolvida a história dos Cahill. Elementos que poderiam representar apenas a antiguidade da família - como o brasão, por exemplo - acabam por ser também pistas relevantes para o percurso dos familiares que os protagonistas têm de seguir. E aqui há elementos de História que são desenvolvidos, ao mesmo tempo que também a tecnologia desempenha o seu papel.
Um livro muito agradável, em suma, e um início promissor para uma série bastante intrigante e viciante, ideal para despertar nos mais jovens o gosto pela leitura. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário