quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street (Stephen Sondheim)

Será seguramente uma história conhecida de muitos, principalmente depois do filme de Tim Burton, onde Johnny Depp assume o papel do terrível Sweeney Todd. Este livro apresenta-nos a peça que lhe deu origem, a história de horror e de vingança do barbeiro Benjamin Barker que, ao regressar a Londres escondido sob uma nova identidade, descobre que a esposa morreu e que a filha está nas mãos do homem que causou a sua condenação.
Devo dizer que Sweeney Todd, o filme de Tim Burton, é um dos meus filmes preferidos de sempre, ao ponto de saber de cor as letras de grande parte das músicas. E se ao ler este livro confirmei que o filme se mantém bastante fiel à peça (excepção feita à omissão de algumas partes), a tradução para português - e uma tradução destinada a ser representada - obrigou a que, de forma a que a composição mantivesse parte da estrutura (e coincidisse com a música), o sentido original das frases acabasse por sofrer algumas alterações. Isto não faz com que a peça se torne imperceptível ou sequer com que a mensagem geral se altere, mas para quem conhecer bem a versão inglesa das melodias principais, é impossível evitar a sensação de que algo se perdeu.
Não deixa de ser uma boa leitura, claro, e foi um prazer regressar a uma história que considero muito intensa e marcante. E, para além da peça, a inclusão de uma conversa com os intervenientes na adaptação portuguesa e de fotografias dessa mesma adaptação, acaba também por deixar alguma curiosidade em ver como seria assistir ao espectáculo desta versão do texto levada a palco.

1 comentário:

  1. Esse filme é muito bom. Não li o livro ainda, mas em breve lerei. O que mais gostei nesse filme foi a mensagem que o acompanha, que na minha interpretação seria como a alegoria do canibalismo que praticamos todos dias e as verdadeiras motivações que nos envolvem nesses momentos "humanos" (hã?)

    como afirmei no inicio, muito bom!

    http://gothicpoesia.blogspot.com/

    ResponderEliminar