quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aventuras de Sherlock Holmes II (Sir Arthur Conan Doyle)

Mais quatro exemplos do poder dedutivo do único detective consultor do mundo são apresentados neste pequeno livro que forma parte das Aventuras de Sherlock Holmes. E, mais uma vez, é na invulgar personalidade do detective que se encontra grande parte do interesse destes casos.
Começamos com O Homem do Lábio Torcido, onde o encontro de Watson com Holmes num ligar pouco recomendável leva à investigação de um caso onde vítima e assassino estão ligados por um elo invulgar. Com um início algo monótono e deduções um pouco vagas, este conto acaba por evoluir, ainda assim, para uma leitura agradável e, em certa medida, intrigante.
Com vários pontos em comum com o conto anterior, Um Caso de Identidade apresenta a história de uma mulher abandonada no altar, mas que persiste na busca do seu noivo. Em parte devido às semelhanças com o conto anterior, há uma certa previsibilidade neste caso. Ainda assim, há algo de fascinante na forma como o sentido de justiça de Holmes é apresentado.
Segue-se A Faixa Malhada. Dois anos após a morte da irmã, uma mulher sente a vida em perigo e procura resolver o mistério de um passado que agora a ameaça. Um conto bastante intrigante, ainda que de ritmo algo lento e onde, mais uma vez, a grande força reside na estranha aplicação do sentido de justiça do detective.
Por último, o que é, para mim, o melhor conto deste livro. As Cinco Sementes de Laranja tem por base uma mensagem misteriosa seguida de uma morte inevitável, numa investigação que coloca Holmes no caminho de alguns elementos do Ku-Klux-Klan. Cativante, no geral, mas particularmente marcante pela forma como a falibilidade do detective é explorada, tanto como factor de perda como enquanto força motriz.
Uma leitura agradável, ainda que haja casos bastante mais intrigantes no percurso do estranho e fascinante Sherlock Holmes, mas que apresenta, ainda assim, uma visão bastante precisa das melhores qualidades (e de algumas fraquezas) de um dos detectives mais famosos da literatura. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário