sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os Contos Completos de Ambrose Bierce - quinta parte

Longa que vai esta opinião, começo esta quinta (e última) parte com o conto Em Casa do Velho Eckert, breve aventura no local de um desaparecimento. Uma história misteriosa, envolvente e que, como parece ser típico do autor, deixa bastante em aberto.
O Candidato apresenta os meandros do funcionamento de um lar de idosos, em alturas de um regresso... especial. Com bastante de divagação e um tom algo amargo, uma poderosa reflexão sobre caridade e gratidão (ou falta de). Já George Thurston, reflecte valores bem diferentes, ao apresentar, nos principais factos da vida de um homem invulgar, uma marcante visão de coragem, má sorte e firmeza perante o fim.
Segue-se Jupiter Doke, Brigadeiro-General, onde uma nomeação invulgar, múltiplas manobras de guerra e uma correspondência elaborada estão na base de um conto que começa por ser algo confuso, mas que apresenta vários detalhes interessantes.
Ilusionismo, hipnose e encontros indesejados são a essência de O Reino do Ilusório, um conto intrigante e surpreendente, onde as aparências iludem. Em Duas Execuções Militares, por sua vez, os elementos centrais estão na inexperiência militar e suas consequentes falhas disciplinares como base para uma execução precipitada. Aqui, o mais marcante é precisamente o contraste entre inocência e inevitabilidade que transparece ao longo de todo o conto.
Vaca Escovada é a história de uma vaca temperamental. Curioso, improvável, mas cheio de estranhas peripécias, um conto divertido contado num tom estranhamente sério. Um Homem com Duas Vidas, história de uma missão fatal e de uma existência impossível, é também um conto intrigante, com algo de agradavelmente enigmático, ainda que pudesse, talvez, ganhar forças num maior desenvolvimento da história.
Já aqui comentado anteriormente, O Meu Homicídio Favorito apresenta a história de uma morte cruel como defesa para um outro crime, num conto que tem como principais pontos de impacto a visão de uma justiça incapaz e a completa insensibilidade do narrador perante os seus actos.
História de morte contada a três vozes, A Estrada Iluminada pelo Luar é um intrigante conto de tensões, medos e suspeitas, contado num tom sombrio e perturbador.
Segue-se A Dificuldade de Atravessar um Campo, mais um conto breve, este sobre um desaparecimento onde, mais uma vez, muito é deixado por explicar. Também breve, Os Outros Hóspedes relata uma noite de hospedagem num local de frequentadores... estranhos. Um conto intenso e arrepiante.
Viagens marítimas, leituras invulgares e visões improváveis caracterizam Um Naugrágio Psicológico, conto intrigante e envolvente, com (ainda mais uma vez) muito em aberto na sua conclusão. Já O Homem e a Serpente, conto sobre o magnetismo no olhar das serpentes (e suas aplicações práticas), surge como um texto bastante desenvolvido e descritivo, num tom intrigante e com um final surpreendente.
Também bastante descritivo e de final impressionante, segue-se O Estranho, história de um visitante com algo para contar. Ao qual sucede Um dos Gémeos, um conto sobre a relação profunda entre gémeos e sua manifestação nas mais adversas circunstâncias. Intenso, de seriedade crescente e com um final marcante.
A História do Major apresenta, simplesmente, uma partida no tempo em que estas estavam na moda. De ritmo pausado e com uma certa dispersão, marca essencialmente pela voz narrativa intrigante. O Baptismo de Dobsho, por sua vez, trata de uma estratégia mirabolante para impedir um baptismo. Estranho e improvável, mas cativante e divertido.
Muito breve, mas de grande intensidade, Um Cumprimento Frio traz uma saudação do mundo dos mortos. E, ainda sobre mortos, Uma Luta Violenta apresenta uma vigília nocturna na companhia de um cadáver, num conto sombrio, bastante descritivo e de conclusão surpreendente.
Uma Trepadeira Numa Casa junta uma casa assombrada, uma planta imponente e uma raiz... invulgar, numa ideia bastante interessante, mas que deixa também muito por explicar.
E continuando nas assombrações, também em O Dedo Médio do Pé Direito temos uma casa assombrada como cenário essencial, desta vez para um duelo na escuridão. Mais um conto que abre em tom de divagação, mas com uma ideia bastante cativante e uma conclusão... imprevista.
O último conto do livro é O Homem que Saía do Nariz e tem como pontos centrais uma casa em forma de rosto e a história dos seus habitantes. Impressionante pela forma como um gesto quotidiano se revela, afinal, como a marca de uma tragédia pessoal, um conto particularmente marcante.

Em jeito de conclusão... Uma leitura demorada, tanto pela quantidade de contos incluídos nesta edição como pelo próprio estilo de escrita do autor, bastante exigente em termos de atenção. Ainda assim, um livro em que, alternando entre tons sombrios, profunda amargura e um certo humor negro, cada um dos contos tem algo de interessante para mostrar. Um livro, em suma, para apreciar aos poucos, mas que vale cada hora que lhe seja dedicada. Fazia falta uma edição assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário