sexta-feira, 29 de abril de 2011

Novidade Esfera dos Livros

António Champalimaud foi o maior empreendedor do século XX português, um verdadeiro construtor de impérios. Durante 64 anos, desde os 18 anos até à sua morte, a sua vida foi inteiramente dedicada aos negócios. Herdeiro, multiplicou a pequena fortuna que lhe foi legada pelo pai e pelo tio e, quando perdeu quase tudo, exibiu a sua gesta de Midas, com aquele raro toque dos que bisam reconstruir impérios. Um homem seco, magro, com um olhar vivo e fala sincopada, convicto das suas afirmações, de uma inteligência rara, enérgico, corajoso, provocador, polémico, determinado e apaixonado pelo risco. Ganhou ao longo da vida vários cognomes: o último imperador, o guerreiro, o tycoon, o caçador, o predador, a velha raposa, o capitão da indústria e barão da finança, o lobo solitário, o mais rico de Portugal. Isabel Canha e Filipe S. Fernandes trazem-nos a biografia completa de António Champalimaud, onde traçam uma história onde não faltam ingredientes. Desde um divórcio olhado de soslaio num país conservador, ao exílio no México, durante cinco anos, fugindo a um mandado de captura no âmbito do processo Sommer, o confisco de todos os seus bens, o refúgio no Brasil, a morte dramática de dois dos seus filhos, a reconstrução da fortuna quando regressou aos negócios em Portugal, em 1992, guerras judiciais várias e a venda do grupo aos espanhóis do Santander. Odiado por uns, admirado por outros, António Champalimaud tinha um carisma difícil de descrever. Disse um dia: «Sou eu. Não me vergo a ninguém.»

Isabel Canha é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Foi colaboradora da secção de Economia do jornal Semanário. Integrou a equipa fundadora da revista Exame e Fortuna. Foi editora-chefe na Executive Digest e no âmbito da qual desenvolveu o suplemento trimestral Executiva. Foi directora da Cosmopolitan. Foi directora da revista Exame, desde Setembro de 2003. É autora de As Mulheres Normais têm Qualquer Coisa de Excepcional (2009, Bertrand).
Filipe S. Fernandes nasceu em Angola. Licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e tem uma pós-graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias pelo ISCTE. É jornalista desde 1985 quando se iniciou no jornal Semanário. Esteve na Exame, e fez parte do grupo de criadores da revista Fortuna, depois Fortunas & Negócios. Foi editor do Diário Económico e do Jornal de Negócios. Actualmente é director-adjunto da Exame. Autor de vários livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário