segunda-feira, 25 de abril de 2011

Contos dos Subúrbios (Shaun Tan)

Os subúrbios são um lugar estranho, onde os animais têm sentido de justiça, a poesia esquecida encontra um caminho invulgar até aos leitores e até os objectos mais inúteis se podem transformar num animal de estimação. E são histórias como estas que, numa muitíssimo interessante conjugação de palavra e imagem, o autor apresenta neste pequeno mas fascinante livro.
Cada uma das histórias que constituem este livro é, por si só, uma pequena delícia. Algumas são capazes de nos deixar com um sorriso nos lábios. Outras contêm em poucas frases toda a força de uma emoção profunda. Todas elas transmitem, através da ligação entre imagens precisas e uma voz narrativa directa e envolvente, algo de mágico e de surpreendente escondido entre as coisas mais simples de uma vida aparentemente normal.
É aí, aliás, que está um dos grandes pontos fortes destes contos. O improvável aparece por entre a normalidade como se fosse apenas mais um elemento do quotidiano e, por isso, é incrivelmente fácil imaginar cada uma destas pequenas histórias como a de uma realidade muito próxima. É como se bastasse tentar para alcançar um mundo onde podemos balançar as pernas no fim do espaço ou contemplar todos os cães dos subúrbios em solene homenagem a um irmão assassinado. Tudo isto sem grandes elaborações, mas com a precisão que, de forma directa e sem divagações, deixa na mente do leitor tudo o que este precisa de saber. E de sentir.
Magnificamente ilustrado, feito de histórias surpreendentes e marcantes, uma leitura envolvente e que, apesar da sua brevidade, apela ao melhor lado dos sentimentos de cada um. E só isso bastaria para que valesse a pena ler este pequeno, mas delicioso livro.

1 comentário: