quinta-feira, 21 de abril de 2011

M*rdas que o Meu Pai Diz (Justin Halpern)

Quando, aos 28 anos, Justin se viu na necessidade de voltar a viver com o pai, o reencontro com um passado de pérolas de invulgar sabedoria levou-o a partilhar com o mundo as principais lições de vida do seu pai. Este livro traz-nos essa história, a de uma vida onde nem tudo é fácil e onde o temperamento paterno tem, de facto, bastante de estranheza, mas, independentemente das peculiaridades formais, as verdadeiras lições de vida estão lá.
É precisamente a forma invulgar, sarcástica e algo improvável como o pai de Justin parece expressar os seus conselhos e pontos de vista que torna este livro interessante. Existem aspectos inevitáveis no percurso de vida e na aprendizagem de cada um, mas o modo como estes são apresentados, de forma ao mesmo tempo chocante e divertida, dão a esta experiência de leitura algo de especial.
Trata-se, pois, de um livro que apresenta algumas lições de vida, mas de uma forma leve, cativante e que proporciona uma forte componente de entretenimento. A voz de Justin ao contar as suas experiências é, por si só, agradável e divertida, o que, aliado às situações e lições do seu pai, dá força a um livro que se lê descontraidamente e que, apesar da sua leveza inerente, deixa alguns pequenos aspectos em que pensar.
Não se trata de uma grande obra do ponto de vista literário - nem me parece que seja esse o objectivo. Penso que este livro é, acima de tudo, a história de uma personalidade invulgar, com uma forte presença perante a vida, e das lições que, de forma mais ou menos caricata, esta figura paterna pretende transmitir. E é por isso que, não sendo nenhuma obra prima da literatura, este livro é, ainda assim, uma boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário