quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Moderato Cantabile (Marguerite Duras)

Uma lição de piano, onde uma criança teimosa persiste em não seguir as indicações da professora. E a mãe dessa criança, nos seus estranhos comportamentos que, estabelecendo uma rotina, a levarão a conhecer o homem com quem desenvolverá uma relação algo surreal.
São estas as linhas base deste pequeno livro que, com uma escrita bastante harmoniosa, mas também um pouco confusa, parece divagar sobre a vida e as acções de Anne Desbaresdes. E a verdade é que este livro me deixou com sentimentos ambíguos.
Tudo na escrita soa muito bem, como se as palavras encaixassem naturalmente para formar uma espécie de melodia. O conteúdo, contudo, por entre as situações estranhas e uma série de conversas onde, por vezes, é difícil definir uma ligação, é, na generalidade, confuso, e a verdade é que não me cativou. Os pontos mais interessantes, para mim, acabaram por ser os pequenos momentos dedicados à música.
Uma leitura breve, com uma escrita de grande beleza, mas que, de divagação em divagação, acaba por resultar num conteúdo confuso, apesar da força de algumas frases.

Sem comentários:

Enviar um comentário